sexta-feira, 8 de junho de 2012

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO SINPRO!

A Secretaria de Imprensa informa notícias veiculadas na mídia dias 7 e 8 que possam ser de interesse da Categoria.

ESTABELECIDO CRONOGRAMA DE NEGOCIAÇÃO DO PLANO DE CARREIRA DOS PROFESSORES DO DF
Professores da rede pública de ensino do Distrito Federal e governo chegaram a um acordo sobre a negociação do plano de carreira da categoria. A comissão de negociação do Sindicato dos Professores (Sinpro/DF) se reuniu na última terça-feira (5/6) com representantes da Secretaria de Administração do GDF, em que foi estabelecido um cronograma de seis reuniões para finalizar o debate sobre os pontos do plano de carreira que não causem impacto financ eiro ao governo distrital. Também foram discutidos dois Projetos de Lei: o que define regras para aposentadoria dos professores e o que autoriza o pagamento do auxílio saúde até 14 de junho.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=29911)


MINISTROS DA EDUCAÇÃO DO MERCOSUL QUEREM ÍNDICE REGIONAL DE AVALIAÇÃO
Ministros da Educação de países do Mercosul defenderam hoje (7/6) a criação de um índice de avaliação da qualidade educacional específico para países da América Latina, em contraponto ao Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), avaliação internacional feita pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=29912)

Artigo
CONFLITO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA
(...) Imaginemos, agora, o potencial de conflitos existentes em uma comunidade escolar, que reúne diferentes atores — alunos e seus responsáveis, professores, profissionais de apoio, equipes de direção — e lida diretamente com outros grupos de interesse, como a comunidade do entorno, representantes dos órgãos centrais da educação, além da própria opinião pública. Cada um deles com seus interesses e sua cultura , que, além de diferenciados, podem ser extremamente antagônicos. Nessa conjuntura, não dá para varrer as divergências para baixo do tapete. É fundamental que se desenvolvam estratégias para lidar com o conflito. (Continua...)
(Ver artigo completo no Correio Braziliense do dia 7/Opinião/Pág. 15)

Planaltina
DE OLHO NA SAÚDE
Após morte de estudante, questionário pode ser requisito no ato da matrícula
A morte de um estudante de 17 anos, no Centro de Ensino Fundamental (CEF) Vale do Amanhecer, em Planaltina, a cerca de 38 quilômetros de Brasília, na última segunda-feira, poderá mudar as regras de matrícula dos alunos da rede pública, no próximo ano. A Secretaria de Educação planeja incluir, no ato da matrícula escolar, um questionário par a saber as condições de saúde de cada estudante.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120607-jornal/pdf/06.pdf)

COMISSÃO DO SENADO APROVA COTAS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS
Depois de quatro anos parado à espera de votação no Senado, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa aprovou nesta quarta-feira projeto que estabelece o sistema de cotas raciais e sociais nas instituições federais de educação superior. O projeto determina que 50% das vagas nessas instituições sejam destinadas aos alunos que estudaram em escolas públicas no ensino médio.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www1.folha.uol.com.br/saber/1101086-comissao-do-senado-aprova-cotas-nas-universidades-federais.shtml)

Segurança Pública
MILITARES FAZEM NOVA AMEAÇA
Após uma trégua de 55 dias, associações de praças da Polícia Militar ameaçam voltar com a Operação Tartaruga no próximo dia 11, data em que se reunirão com o governo local e o Ministério do Planejamento. Eles pedem isonomia salarial com as outras carreiras da segurança pública, como o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) e a Polícia Civil. (Continua...)
(Ver matéria completa no Correio Braziliense do dia 7/Cidades/Pág. 23)

Nenhum comentário:

Postar um comentário