sexta-feira, 4 de maio de 2012

SUGESTÃO PARA A REPOSIÇÃO!


SUGESTÕES PARA O COMANDO DE GREVE E PARA A COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃO
Que algumas das reposições sejam realizadas com atividades dos Eixos Integradores de Educação em Direitos Humanos (Direitos humanos, Educação ambiental, ECA, etc.) e de Educação em Diversidade (Diversidade étnico-racial, Programas e Projetos especiais, Diversidade de Gênero e Sexualidade), não só com os alunos, mas abertas para toda a comunidade, especialmente os pais.
Que sejam observadas as seguintes orientações:
01 – Que as escolas tenham total autonomia:
01.1 – Na escolha/definição dos temas a serem trabalhados (preferencialmente aqueles que estejam relacionados com a sua realidade do dia a dia);
01.2 – Na definição das formas como as atividades serão realizadas (vídeos, palestras, leituras, mesas-redondas, etc.);
01.3 – Na definição da quantidade de dias de reposição que serão utilizados em tais atividades;
01.4 – Na definição das datas para a realização das atividades;
02 – Que as escolas que assim o desejarem sejam subsidiadas nas suas necessidades;
03 – Que nesse processo seja feito um levantamento dos principais problemas enfrentados pela escola e elaboradas propostas de intervenção a fim de resolvê-los;
04 – Que seja organizada uma comissão mista por escola (servidores, alunos, pais, etc.) a fim de acompanhar os desdobramentos do item anterior;
05 – Que as comissões de cada escola possam se reunir por regional, a fim de elaborar o “retrato” de cada cidade;
06 – Que seja organizada uma comissão regional a fim de trocar experiências por regionais de ensino em encontros centrais;
07 – Que essas experiências sejam divulgadas em toda a rede;
08 – Que tal proposta, se aceita, seja implementada no segundo semestre letivo a fim de se garantir sempre a reposição com aulas “normais”;
09 – Que no desenvolvimento de tais atividades sejam respeitados intervalos a fim de se evitar trabalhar duas ou mais reposições sem aulas “normais” e garantir o trabalho com conteúdos “regulares”, especialmente para o Nível Médio, onde os alunos das 3ªs Séries irão se submeter aos processos seletivos das faculdades, universidades e MEC;

As vantagens/inovações de tal proposta:
01 – Essencialmente estaremos trabalhando cidadania;
02 – Estaremos criando mais oportunidades para uma aproximação maior entre escola-família-comunidade;
03 – Estaremos trabalhando os eixos integradores fora dos contextos habituais (datas comemorativas);
04 – Estaremos criando oportunidades de re-conhecimento dos problemas locais relacionados às temáticas e outros e proporcionando o surgimento de propostas interventivas a fim de buscar soluções viáveis;

Subsídios para as escolas:
01 – O próprio SINPRO-DF;
02 - Instituições públicas federais e locais (Ministérios, secretarias especiais, etc.);
03 – Coordenações Centrais das áreas referidas;
04 – Coordenações Intermediárias das áreas referidas;
05 – ONGs
06 – Outros

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