SUGESTÕES PARA O
COMANDO DE GREVE E PARA A COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃO
Que algumas das reposições sejam realizadas com atividades
dos Eixos Integradores de Educação em Direitos Humanos (Direitos
humanos, Educação ambiental, ECA, etc.) e de Educação em Diversidade (Diversidade
étnico-racial, Programas e Projetos especiais, Diversidade de Gênero e
Sexualidade), não só com os alunos, mas abertas para toda a comunidade, especialmente
os pais.
Que sejam
observadas as seguintes orientações:
01 – Que
as escolas tenham total autonomia:
01.1 – Na escolha/definição dos temas a serem trabalhados
(preferencialmente aqueles que estejam relacionados com a sua realidade do dia
a dia);
01.2 – Na definição das formas como as atividades serão
realizadas (vídeos, palestras, leituras, mesas-redondas, etc.);
01.3 – Na definição da quantidade de dias de reposição que
serão utilizados em tais atividades;
01.4 – Na definição das datas para a realização das
atividades;
02 – Que as escolas que assim o desejarem sejam subsidiadas
nas suas necessidades;
03 – Que nesse processo seja feito um levantamento dos
principais problemas enfrentados pela escola e elaboradas propostas de
intervenção a fim de resolvê-los;
04 – Que seja organizada uma comissão mista por escola
(servidores, alunos, pais, etc.) a fim de acompanhar os desdobramentos do item
anterior;
05 – Que as comissões de cada escola possam se reunir por
regional, a fim de elaborar o “retrato” de cada cidade;
06 – Que seja organizada uma comissão regional a fim de
trocar experiências por regionais de ensino em encontros centrais;
07 – Que essas experiências sejam divulgadas em toda a rede;
08 – Que tal proposta, se aceita, seja implementada no
segundo semestre letivo a fim de se garantir sempre a reposição com aulas
“normais”;
09 – Que no desenvolvimento de tais atividades sejam
respeitados intervalos a fim de se evitar trabalhar duas ou mais reposições sem
aulas “normais” e garantir o trabalho com conteúdos “regulares”, especialmente
para o Nível Médio, onde os alunos das 3ªs Séries irão se submeter aos
processos seletivos das faculdades, universidades e MEC;
As vantagens/inovações de tal proposta:
01 – Essencialmente
estaremos trabalhando cidadania;
02 – Estaremos criando
mais oportunidades para uma aproximação maior entre escola-família-comunidade;
03 – Estaremos
trabalhando os eixos integradores fora dos contextos habituais (datas
comemorativas);
04 – Estaremos criando
oportunidades de re-conhecimento dos
problemas locais relacionados às temáticas e outros e proporcionando o surgimento
de propostas interventivas a fim de buscar soluções viáveis;
Subsídios para as
escolas:
01 – O próprio
SINPRO-DF;
02 - Instituições
públicas federais e locais (Ministérios, secretarias especiais, etc.);
03 – Coordenações
Centrais das áreas referidas;
04 – Coordenações
Intermediárias das áreas referidas;
05 – ONGs
06 – Outros
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