BLUES DA PIEDADE - versão “ANJOS DA GUARDA” VERDADEIROS - (participantes das Atividades de
Conscientização – e uma referência à música da Leci, cantada pelo companheiro
Gilson/CREGama, em homenagem aos professores verdadeiros, e que já está se
tornando um “hino” desta Campanha)
Mais uma vez... como na semana
passada... não é preciso repetir é só ler o que está escrito abaixo!
Contrariando expectativas, o
movimento reivindicatório dos Professores e Professoras da Rede Pública de
Ensino do Distrito Federal, cresceu e revigorou-se nessa quarta-feira,
21/03/2012, pós-Assembléia Geral de avaliação do movimento e decisão sobre a
continuidade do mesmo.
Apostava-se, com certeza, que tal
movimento, seguindo padrões de algumas campanhas passadas, logo recrudesceria...
ERRARAM FEIO os/as que apostaram nisso!
Nessa quarta feira, o que se viu foi
companheiros e companheiras em grandes e/ou em pequenos grupos, voltarem às
escolas e convencerem seus pares a se juntarem mais uma vez na luta contra o
descaso histórico que a categoria e a população têm vivido em relação à
educação pública no DF.
Após uma Assembléia Geral com
aproximadamente 10.000 pessoas (um pouco menos que a do dia 08/03/2012, que
decidiu/confirmou a deflagração da greve), companheiros e companheiras voltaram
para suas Regionais de Ensino revigorados e dispostos a continuarem na luta
pela sua dignidade e pelo respeito à sua profissão e à educação pública no DF.
Em Santa Maria iniciamos uma
Assembléia Regional com aproximadamente 20 pessoas e a terminamos com mais de
70 presentes. Entre eles, companheiros e companheiras que já haviam passado em
suas escolas e conseguido a adesão dos que ainda estavam indecisos - pelo
convencimento da legitimidade do nosso movimento e de quão importante é para
toda a categoria e para a população do DF que depende da escola pública a
conquista pela qual nos dispusemos a entrar nessa luta (para a categoria, dos
Contratos Temporários, passando por quem ainda vai ingressar na Carreira até os
Aposentados).
Apenas aquelas “almas” que nuca se
“encontraram” (e provavelmente nunca vão se encontrar... pasmem, mas estão/continuam
na profissão)... e, por isso mesmo, não podem ser “resgatadas”, insistiram em
permanecer nas suas escolas “dando aulas”... Para essas almas, infelizmente, não
há discurso, argumento ou atitude que as consigam tirar do estado letárgico de
alienação, individualismo e covardia em que se encontram... Infelizmente,
continuarão como “cegos guiando cegos”; pois, o que poderá aprender, além de
alguns conteúdos insignificantes - diante da lição maior de alienação,
individualismo e covardia que estão recebendo - as crianças, adolescentes e/ou
jovens que tiveram a má sorte de cair nessas letárgicas mãos...? (Quem não dá
significado à sua própria vida, como poderá dar significado àquilo que
supostamente ensina... “...vêem a luz, mas não iluminam suas mini certezas”). Esses
são sanguessugas individualistas e covardes que sabem, com certeza, que aqueles
que estão no movimento, na luta, conquistarão para eles aquilo pelo que também
deveriam lutar... quem dera, pelo menos para esses, o inferno de Dante fosse
verdadeiro... pra que estágio será que eles iriam???
Pra esses, entretanto, os ANJOS DA
GUARDA, infelizmente, têm que fazer coro com o poeta Cazuza: “Vamos pedir piedade...
Senhor, Piedade! Pra essa gente careta e covarde...”. Infelizmente, essas são,
provavelmente, aquelas “...pessoas fracas, que estão no mundo e perderam a
viagem”... e que, talvez, por causa delas, muitos outros (estudantes
infelizmente) venham a perder também essa maravilhosa aventura que é a “viagem
no e com o mundo”... Pra esses também podemos parafrasear Paulo Freire quando
fala sobre a coerência necessária ao educador-professor - (todo ser humano):
“... as nossas palavras não podem, constantemente, estar em contradição com as
nossas ações...”! E perguntar com o companheiro e filósofo radicado no Brasil,
Dom Pablo Peruano: “... estão dando aula de que afinal?!”... de alienação e
covardia???...Continuarão “olhando para o próprio umbigo” (provavelmente não
conseguirão enxergar, pois são “...pessoas de alma bem pequena, remoendo
pequenos problemas” - pessoais e/ou grupais, “querendo sempre aquilo que não
têm”... “Vamos pedir piedade...) e sonhando (se ainda são capazes de sonhar –
acho que não) com “soluções mágicas” para as suas dificuldades (eles também
passam por dificuldades!)... “...não sabem amar e ficam esperando alguém que
caiba nos seus sonhos”; são incapazes de perceber (porque alienados, covardes e
individualistas) que, se os outros estiverem bem, eles estarão ainda
melhores... talvez para esses “o outro”
não passe de mera subjetividade, não
tem lugar na realidade em que vivem; não são capazes de fazer nada por si
mesmos quanto mais pelos outros... Para eles, finalmente e felizmente, podemos
dizer também: UBUNTU! (que numa tradução grosseira, feita especialmente pra
eles, seria mais ou menos: nós não somos nada sem vocês e, também, vocês não
são nada sem nós!). Até pra merecerem dignidade e respeito e serem
respeitados, precisam que lutemos por vocês para isso... (parágrafo longo para não separar
idéias concatenantes... se os “notáveis”/poetas podem, eu também posso!).
Ocorreu-me uma “estranha” dúvida
nessa gostosa caminhada... qual o verdadeiro significado? Calma! Eu explico...
O que nós mais vimos nas escolas, nessas nossas caminhadas de
“Conscientização”, foram “lindas frases de efeito” dos mais variados famosos...
Diante das reações de alguns “colegas” comecei a me questionar se essas frases,
realmente, significam alguma coisa pra todos nós... Confesso abestalhado e...
“derrotado” que concluí: não significam nada! Um exemplo: em uma das escolas
que visitamos na primeira semana do movimento, estava escrito em um banheiro
algo mais ou menos assim – “uma conquista só faz sentido se tivermos
participado dela”... O que significa isso para quem está na sua escola, parado
ou “dando aula”, ou na sua casa... ou viajando? Que lição recebe, de verdade,
os estudantes diante de tal situação: a da sala de aula ou a da vida, da
atitude, da ação e/ou ausência dela...? Tomei uma decisão (talvez emotiva,
talvez impensada, talvez uma das mais babacas da minha vida...): a partir de
agora, a única frase que me esforçarei para sempre dar algum significado real
para mim – porque me fará pensar sempre na minha fragilidade e incoerência
inata – é a do Mestre (de verdade) Paulo Freire sobre a coerência necessária ao
educador (citada acima)... “não pode haver contradição constante entre as
minhas palavras e as minhas ações/atitudes”! Não vale dizer uma coisa e fazer
outra... não vale o velho dito: “faça o que eu digo, mas não faça o que eu
faço”... Que lições estamos dando para crianças, adolescentes e jovens
que nos foram confiados??? Se, como dizia Maria Luiza Angelin, nas interações
humanas, houver mais que trocas de palavras, houver trocas de energias que
revelam aos inconscientes presentes o que de fato rola no íntimo de cada um...
a verdade ou a mentira que está sendo dita (nesse caso, qualquer delas será a lição
que prevalecerá)... tenho medo... confesso: muito medo do futuro!
Mas, voltando ao início (não pensem
que foi uma digressão... talvez, muito mais um desabafo), a riqueza e a beleza
do movimento de “conscientização” e da nossa luta estão soltas por todos os
lados, especialmente nas possibilidades de re-encontro e re-aproximação de
velhos companheiros que a muito não se viam... amizades saudosas e - graças a
Deus - verdadeiras, são reatadas... e, vejam só, até amores (que talvez tenham
se mostrado antes impossíveis) vêem a possibilidade de se concretizarem...
sonhos, juntos sonhados em outros tempos, re-nascem nesses re-encontros e
nessas re-aproximações... Também se travam novos conhecimentos e novas
amizades... nascem novos sonhos... é como “A Banda” e/ou “Vai Passar” do
Chico... todos os que ainda são capazes de sonhar (estão vivos) comparecem...
Tudo isso se torna um combustível
poderoso na manutenção da cumplicidade que deve permear um movimento como o
nosso... vão-se os receios e os medos... renovam-se as esperanças e, com elas,
as forças pra continuar na luta... renovam-se também as certezas que haviam
sido quase sublimadas pela truculência de quem não aprendeu o mínimo necessário
a relações humanas sadias: o respeito!
O que aparenta ser, então, apenas um
embate político-ideológico com base numa reivindicação salarial, ganha uma nova
cor, pois o humano encharca, envolve e,
quase nulifica, as intenções imediatas, visíveis (porque demonstradas,
anunciadas na mídia)... na companhia, lado a lado com seus pares num movimento
alimentado por anseios comuns... nós, professores e professoras que dele
participamos, começamos, de novo, a nos sentir mais gente!
Isso nada neste mundo
pode fazer recrudescer...
(Os/as que ainda não
se “encontraram” estão perdendo tudo isso... kkkkkkkkkkkkkkkkkk)
Mas
para os que estão em e no movimento, na tradução mais correta da palavra
(porque merecem): UBUNTU!
(Texto escrito e de inteira
responsabilidade do Professor JOAQUIM VIRGÍLIO)
KIM-O-CRUEL!!!
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ResponderExcluirTina segue o primeiro texto que escrevi para os prof.C.T no início da greve.
ResponderExcluirCarta aos Professores e Professoras
(Especialmente Contrato Temporário)
Temos acompanhado a cada dia o fortalecimento do movimento dos professores do DF e em todo o país.
Todos nós sabemos que nossa luta é muito mais do que JUSTA ela é uma resposta ao peso do braço autoritário do Estado que por essência sobrevive da força imperativa e arbitrária e principalmente se alimenta do MEDO.
O Governo Agnelo vem praticando a cada dia a cartilha do político vigarista, exercendo bem a ARTE DE ENGANAR, violando direitos básicos do “cidadão”. Retirando da população sua dignidade.
Este é o momento de nos unirmos!!!!
Não podemos ser prisioneiros do medo, nem nos curvar diante do poder autoritário que aumentará a cada dia se permanecermos na resignação. Ele continuará a praticando terrorismo colocando professor contra professor (efetivos e temporários) e por fim, colocando a população contra os professores encobrindo suas atrocidades e mentiras.
O GDF vem utilizando persuasores fortes, como a mídia e a propaganda, para disseminar suas mentiras absurdas distraindo a população com seu discurso de que “somos os professores mais bem pagos do país” escondendo as nossas condições desumanas de trabalho.
Bem pagos? Quem são bem pagos? Seriam os deputados? Aqueles seres que roem as paredes da câmara e o nosso pão? A possibilidade de um deputado corrupto desfrutar em paz com seu salário absurdo (as nossas custas) é diretamente proporcional à possibilidade do resto da população sobreviver na miséria com um salário mínimo. E esse deputado que não tem nem diploma do ensino médio ainda ri dos professores que passam anos estudando e são obrigados a aceitar qualquer oferta barata.
Por isso, esta luta é de tod@s!!!! Professoras e professores, sejam efetivos ou contratos temporários (QUE SÃO PROFESSORES DO MESMO JEITO) Nós temos diplomas, passamos por processos seletivos anuais, trabalhamos igualmente como efetivos e SOFREMOS as mesmas mazelas que afetam a rede pública de ensino e ainda somos discriminados (e nos discriminamos também) por sermos “apenas um professor que presta serviços temporários”.
NÃO! BASTA! SEM MEDO! SEM RESIGNAÇÃO! SEM OBEDIÊNCIA!
A luta é de todos e não é somente por salário, nós padecemos numa realidade que precisa mudar. Lutamos por melhores condições de trabalho; por redução de alunos por turma; redução de turmas; redução de carga horária em sala de aula; efetivação de mais professores (incluindo os temporários); pôr fim na farra do governo de manter professores de contrato temporário como mão de obra barata e escrava (que servem apenas para engordar seu “bolso” e deslegitimar a luta dos professores); Lutamos não por reformas e sim por construções de novas escolas e muitas outras reivindicações que temos e que somente quem está em sala de aula ou em uma escola pública sabe.
Não podemos cair na sedução da mentira que ele inventa diariamente para nos amedrontar. Isso é TERRORISMO PSICOLÓGICO. Ele nos condiciona a uma obediência cega e se fortalece com isso. Cortar ponto? Rescindir contrato? Quanto autoritarismo!!!!! Que a greve continue caso isso aconteça!!!! Será o maior erro dele rescindir 6.500 contratos e quem ficará no lugar?
Vamos viver o presente consentindo essa realidade ao invés de transformá-la? Esquecer o passado ao invés de escutá-lo? Imaginar o futuro ao invés de construí-lo? Ou vamos dar uma aula de impotência, amnésia e resignação?
O autoritarismo é uma ferida que sempre esteve exposta na nossa história. Desde a violência brutal que “descobriu” o Brasil, até nossos dias atuais... Já basta!
Termino aqui essa reflexão com uma frase escrita por estudantes em maio de 68 na França “Quem planta miséria, colhe fúria”
Aline Nóbrega
Professora de Filosofia em regime de CONTRATO TEMPORÁRIO no C.E.F 201 de Santa Maria
Força na luta!!!!